​RESUMO DO MOVIMENTO SINDICAL

  • 03/06/2022
  • 0 Comentário(s)

​RESUMO DO MOVIMENTO SINDICAL

No mês de janeiro de 2022, os profissionais do magistério do Município de Barbalha apresentação ao Prefeito Municipal reivindicação do reajuste salarial no percentual de 33,23% com repercussão em toda a carreira do magistério, mesmo percentual de reajuste anunciado pelo Governo Federal para o piso nacional.

Frente a inércia da gestão municipal em abrir um canal de negociação com os profissionais do magistério, foi deflagrado “Estado de Greve”, no dia 27 de janeiro de 2022, uma espécie de aviso ao gestor municipal, no sentido de que caso não ocorresse negociação a greve poderia vir a ser deflagrada futuramente.

Depois do “Estado de Greve”, o Prefeito Municipal, Sr. Guilherme Sampaio Saraiva, acompanhado da Secretária de Educação do Município, Sra. Jussara de Luna Batista gravaram e divulgaram um vídeo em suas redes sociais no dia 02 de fevereiro de 2022, anunciando a concessão do reajuste salarial linear de 33,24% (trinta e três virgula vinte e quatro por cento) para os todos os professores.

O anuncio do reajuste salarial em citação atendeu as expectativas dos profissionais do magistério, restando superados quaisquer entraves do processo de negociação, ficando os profissionais do magistério cientes de que a reivindicação do reajuste salarial de 33,24% seria implementada em folha de pagamento.

Porém o prometido reajuste salarial de 33,24% não foi efetivado, concedendo o Prefeito Municipal o reajuste salarial de 33,24% apenas para dois professores com formação em nível médio ( 3º e 4º pedagógico), enquanto a grande massa de mais de 700 ( setecentos ) profissionais do magistério com formação em nível superior ( graduado, mestrado e doutorado), foram contemplados com um reajuste de 11% ( onze por cento), sentindo-se totalmente lesados e ludibriados em face da promessa descumprida pela gestão municipal.

A quebra de compromisso feita pelo Prefeito Municipal, fez culminar a realização de uma nova assembleia com os profissionais do magistério, desta feita com a finalidade de deflagrar greve ou não no serviço público municipal, ato ocorrido no dia 11 de março de 2022, que contou inclusive com a presença do Prefeito Municipal e de seus assessores, contudo, ante o discurso do Prefeito de que não poderia conceder um reajuste salarial superior a 11% ( onze por cento) aos profissionais do magistério de nível superior, estes deliberaram pela deflagração da greve, por restar patente a frustração das negociações por parte da gestão municipal.

No curso da greve houve uma audiência administrativa perante o Ministério Público Estadual na tentativa de encetar uma negociação entre as partes, porém inexitosa por falta de proposta de reajuste salarial por parte da administração municipal.

Por decisão proferida pelo Desembargador Teodoro Silva, do TJ/CE, no processo nº 0624581-22.2022.8.06.0000, a greve foi suspensa liminarmente em 21/03/2022.

Uma nova tentativa de composição com a gestão municipal foi feita perante o TJ/CE, em audiência realizada no dia 18 de abril de 2022, mais uma vez sem êxito, posto que a gestão municipal manteve estática no percentual de reajuste salarial de 11% já concedido, enquanto o SINDMUB apresentou contraproposta de reajuste de mais 11% o que foi recusado pelo Município.

Apesar da suspensão da greve por decisão judicial, os profissionais do magistério permanecem mobilizados em busca de alcançar melhor percentual de reajuste salarial, tendo realizado importante ato de protesto em via pública por ocasião dos Festejos do Pau da Bandeira da Festa de Santo Antônio de Barbalha, ocorrido na manhã do dia 29 de maio último.

Vale ressaltar, que vários municípios da região do Cariri, concederam o reajuste salarial linear de 33,24% para todos os profissionais do magistério, independente do nível de formação, citando-se aqui os Municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Caririaçu e Jardim. O Estado do Ceará por sua vez também concedeu o mesmo percentual de reajuste para toda a carreira do magistério.

Barbalha/CE, 01 de Junho de 2022.

DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BARBALHA/CE.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes