SINDMUB X CÂMARA MUNICIPAL DISCUTEM REAJUSTE DO MAGISTÉRIO
- 08/02/2023
- 0 Comentário(s)
O SINDMUB, após solicitação desta entidade representativa de classes, na manhã desta quarta feira, é recebido pela Câmara de vereadores para tratar do anúncio do reajuste de 16,1% para o piso do magistério. SEM REPERCUSSÃO NA CARREIRA, feito pelo prefeito municipal de Barbalha, Dr. Guilherme Saraiva, aos 27 dias do mês de janeiro de 2023. O que achata salário e desvaloriza os profissionais do magistério de carreira.
O Sindicato teve oportunidade de apresentar números aos vereadores presentes Odair de Matos, João Ilanio, Bosco Vidal, Efigênia Garcia, Marcelo Júnior, Antônio Ferreira, Luana Amorim, a saber :
O município de Barbalha vem mostrando grande aumento nos recursos do FUNDEB : em 2020 o município recebeu 41 milhões em valores arredondados para baixo.
Em 2021 o município recebeu 52 milhões arredondados para baixo.
Em 2022 o município recebeu 78 milhões arredondados sem contar com os valores VAAT.
O SINDMUB apresentou também a primeira portaria interministerial de previsão de recursos para 2023 no valor de 75 milhões. Valores estes, que crescem a cada ano. Sobre o reajuste de 16,1% para somente o piso do magistério, o SINDMUB apresentou um levantamento de que caso o município aplique esse percentual apenas para o nível médio modalidade normal , 306 professores do ensino fundamental e 56 da educação infantil ficarão com salários abaixo do piso o que é INCONSTITUCIONAL.
O SINDMUB mostrou ainda aos nobres edis que desde a implantação do piso em 2010 existem duas tabelas de valores para fixar os salários dos professores I e II e a diferença entre o Estágio Probatório do Professor de nível médio modalidade normal I para o Professor de Nível Superior II era de 25% e que essa diferença CAIU para 0,48% quando do ano de 2022 o município aplicou 33,24% no piso e 11% na carreira. O SINDMUB mostrou que se isso se tornar a repetir , agora no percentual de 16,1% mais da metade dos professores de carreira ficariam com salários inferiores ao mínimo nacional de R$ 4.420,55 salário mínimo para o professor de início de carreira ensino médio modalidade normal de acordo com a lei federal 11.738 de 16/07/2008. O SINDMUB mostrou também que os professores de carreira já somam um prejuízos de mais de 43% na gestão de Dr Guilherme. Para finalizar o SINDMUB pediu ajuda dos vereadores que não aprovassem o reajuste de 16,1% somente para nível médio modalidade normal e sim 14,95% para TODOS OS PROFESSORES nível médio e superior. Os vereadores se comprometeram de conversar com a gestão e ser ponte nas negociações.
SINDMUB
08/02/2023


#Compartilhe




.jpeg)
.png)
.jpeg)
.png)














